Após a maior assembléia estudantil já realizada, os estudantes ocupam a reitoria enquanto aguarda uma audiencia da reitoria com o minitério público. Abaixo a carta de reivindicações aprovada em assembleia:
Assembleia Geral Estudantil
Unir os estudantes em defesa de uma educação de qualidade
Há mais de 80 dias os servidores da Ufal se encontram em greve e há uma semana os professores também. Devemos nos perguntar, essa greve é justa? O que está em questão?
Primeiro, essa greve representa uma resistência histórica contra aquelas que querem sucatear e privatizar as universidades brasileiras. Segundo, uma luta de todo o serviço publico federal pela valorização de suas categorias e contra o PLP 549, que congela a folha de pessoal pelos próximos 10 anos. Terceiro, é um claro recado ao governo que ano a ano não investe o suficiente na educação. Só para ter uma idéia em 2010 foram gastos em 44% para banqueiros e divida publica, enquanto foram destinados apenas 3% para educação.
Em todo o país, a luta da juventude pelo mundo, em especial no Chile, e dos servidores da UF’s e IF’s tem animado os estudantes para lutar pelos seus direitos. Na Ufal o que não falta são motivos para lutar, e os estudantes com o DCE mostraram esse caminho durante toda a última gestão.
Entendemos que o momento é de mobilização na universidade e nosso papel além de assistir todas as aulas, é lutar por uma UFAL pública, gratuita e de qualidade. Diante disso, queremos convidar você a se somar nessa luta por nossa pauta reivindicação, abaixo citada:
EIXOS:
ESTRUTURA
ESTRUTURA
- Construção do departamento de saúde com novo setor odontológico, farmácia escola e ambulatório. Juntamente com a construção da clínica – escola de psicologia em Palmeira e aumento dos professores de serviço social;
- Pela construção do bloco de Artes no Campus A. C. Simões, com salas em números suficientes e que contemple as necessidades técnicas do trabalho das linguagens: Dança, Teatro e Música. Que neste bloco seja construído o TEATRO UNIVERSITÁRIO, com equipamentos de iluminação e som adequado. Que todas as três categorias possam conhecer e opinar sobre o projeto existente para bloco;
- Pela abertura da ESCOLA TÉNICA DE ARTES. Esta instituição já possui prédio próprio que não está em funcionamento por má gestão do dinheiro público;
- Papel higiênico, água potável e manutenção da rede lógica e elétrica para os Campi;
- Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais em todos os campi;
- Maior acessibilidade aos Campi do Interior;
- Maior acervo na Biblioteca Central e nos demais campi;
- Criação e manutenção das bibliotecas setoriais, sobretudo, a do CTEC e do ICBS;
- Melhoria, manutenção e abertura de todos os laboratórios da Ufal; levantamentos dos laboratórios, quantos, em que estado e quais necessidades e em quais os cursos precisam ser construídos, prazo para resolução
- Equipamentos e condições de segurança nos laboratórios;
- Materiais para laboratórios em Palmeira dos Índios no curso de Psicologia;
- Disponibilização de materiais de consumo, como: toca, luva, mascara, algodão, papel toalha, detergente, sabão e água sanitária no curso de odontologia;
- Retomadas das obras abandonadas;
- Contra o projeto de Lei, que cria a Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (EBSERH);
- Construção do bloco de filosofia;
- Garantia de segurança no Campus de Arapiraca, com a construção de um muro.
- Sinfra no Interior;
- Pela execução imediata do projeto de construção da escola agrotécnica de Murici, nos termos acordados judicialmente em 2007, garantido no processo de ocupação na Reitoria, o referido ano. DENUNCIA
- Construção de Auditórios nos Polos;
- Pela conservação e modernização do escritório modelo de Direito, com aquisição de materiais permanentes, computadores, biblioteca setorial e verbas especifica permanente.
ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO
- Aumento da bolsa (SALARIO MINIMO) e vinculação a inflação; 1º
- Aumento das bolsas pesquisa e extensão;
- Equiparação do valor de todas as bolsas da Ufal OK;
- Pela TV e rádio Universitária, VINCULADO AO CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL ;
- Reconhecimento e qualidade nos cursos da Ufal;
- Distribuição de professores de acordo com as necessidades de cada curso, sem privilégios;
- Pela contratação de professores de dedicação exclusiva na Ufal. Que a relação proporcional de aluno/professor seja reduzida para 12/1.
- Por mais professores nos campis do interior;
- Rediscussão de toda grade curricular da Ufal; (obs: GT’s do interior matriz curricular) AUTONOMIA DOS CURSOS DE CONSTRUIR SUAS MATRIZES CURRICULARES
- Contra a privatização dos espaços e cursos da Ufal; (especialização paga)
- Que a Ufal não renove o contrato com a empresa de serviçoes gerais AGI-Victory e que garanta junto à nova empresa a readmissão dos trabalhadores que foram demitidos injustamente durante a greve deste ano;
- Que a lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, eu garante renumeração dos estágios obrigatórios nas licenciaturas, sejam cumpridas imediatamente pela Ufal;
- Que todos os gastos (transporte, hospedagem e alimentação) das atividades referentes às atividades do campo, provenientes das matérias obrigatórias, sejam imediatamente custeadas pela Ufal;
- Conclusão e entrega do Bloco do CEDU.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
- RU gratuito, para todos em todos os campi;
- Residência Universitária em todos os campi, como não há residências nos campis do interior e as vagas da residência de Maceió estão limitadas, o estudante que tiver a necessidade de moradia e não tiver condições econômicas de permanecer na universidade, deve ser concedidas condições (bolsa moradia) para se manter na universidade;
- Fim da obrigatoriedade do trabalho para bolsa permanência;
- Entrada dos ônibus os três horários no campus A.C.Simões, até 23h,
- Ampliar o número de ônibus para o Ceca e para os demais Campi;
- Ampliação do NDI e pelo seu funcionamento do horário noturno,
- Que o critério de regulamentação dos transportes da Ufal, seja exclusivamente de acordo com a ordem de chegada das solicitações, sem haver a separação entre atividades políticas e acadêmicas;
- Auxilio profissional para pessoas com necessidades especiais;
- Reivindicar o repasse da verba do SUS, para FONFAL;
- Criação e mais autonomia para o Núcleo de Apoio Estudantil no Interior.
ESPORTE
- Respeito ao esporte na Ufal;
- Revitalização e democratização da estrutura esportiva no Campus.
Que a Ufal se comprometa oficialmente a não perseguir e/ou punir quaisquer estudantes, professores e/ou técnicos administrativos participantes desse processo de reivindicações.
Paridade no CONSUNI! PAUTA MÁXIMA
Diretoria nos Campi do Interior no CONSUNI.
Contra o novo PNE e pelos 10% do PIB para educação DOCUMENTO PARA O ANDIFES COLOCANDO SEU APOIO AO 10%, JÁ!
Parabéns UFAL, a UEM está com vocês, saindo moção de apoio.
ResponderExcluir"saudações a quem tem coragem..."